domingo, 13 de dezembro de 2009

Canoagem 8D

Canoagem é um desporto de força e resistência.
É um desporto náutico, praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque).

Principais modalidades de canoagem:

1.Canoagem de velocidade

É a mais popular sendo disputada em canais de 2 km de comprimento. As competições são realizadas com um, dois ou quatro canoístas por canoa. As embarcações usadas (caiaques ou canoas) são bem rápidas, porém instáveis.

2.Canoagem Slalom

É praticada em percursos de 250 e 300 metros. Os canoístas devem passar por 18 a 25 portas, com o menor número de erros possível e num menor espaço de tempo. Entrou como modalidade olímpica em 1992.

3.Canoagem Oceânica

Praticada com embarcações especiais para o mar, o objetivo desta modalidade é cumprir determinados percursos no oceano. Apresenta um elevado grau de dificuldade.

4.Canoagem Maratona

Nesta modalidade os percursos são elevados (de 15 km para cima). É uma competição que envolve grande esforço físico e resistência por parte dos canoístas.

5.Caiaque-Pólo

Competição envolvendo duas equipas em que os jogadores utilizam canoas para se movimentarem pela área de jogo. É disputado em rios, piscinas ou lagos. O objetivo é marcar o maior número de golos.

6.Freestyle

Modalidade recente de canoagem. O canoísta deve fazer manobras e movimentos específicos na onda de um rio, num determinado período de tempo. Cada manobra vale pontos para o canoísta.

Sem comentários:

Enviar um comentário