quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Equitação :D


O hipismo é o único esporte em que homens (cavaleiros) e mulheres (amazonas) competem em uma mesma prova. Suas regras variam de acordo com a modalidade, que são: adestramento, CCE (Concurso Completo de Equitação), enduro, especial, pólo, rédeas, salto e volteio.

Modalidades:

Salto: os ingleses sempre foram muito apreciadores das corridas de cavalos em campos livres, das corridas de cavalos que apresentavam obstáculos naturais e também da famosa caça à raposa. Então, foi criado a partir da segunda metade do século XIX, na Inglaterra, um tipo de prova que lembrasse essas famosas corridas, mas que pudessem ser realizadas em um recinto bem menor que nos maravilhosos campos abertos. Foram então, criados obstáculos naturais previamente preparados que reproduzissem aqueles normalmente encontrados.São realizados em picadeiros ou pistas e consiste na transposição de obstáculos, que podem ser fixos, que são aqueles que quando tocados pelas patas do cavalo permanecem no mesmo lugar e os móveis, que caem ao serem tocados.


CCE (Concurso Completo de Equitação): é uma modalidade hípica olímpica cuja primeira competição realizou-se em 1912.
No Brasil é praticada desde 1922, porém durante décadas ficou restrito aos oficiais de Cavalaria que tinham como missão preparar cavalos para a guerra.



Adestramento: como uma arte clássica, sempre encantou pessoas tendo a participação e ajuda de admiradores sensibilizados e estimulados pela evolução do esporte.

Pólo: é considerado o desporto dos reis, era praticado pelas elites e teve sua origem no continente asiático. O desporto alcançou maior desenvolvimento na Índia, onde a presença dos ingleses foi fundamental para a reformulação das regras.O pólo começou a ser praticado no Brasil, por ingleses, fazendeiros e militares brasileiros, na década de 20, principalmente do interior de São Paulo. No sul do país, o desporto sofreu grandes influências dos argentinos e uruguaios. Também ouve uma grande influência inglesa no pólo do Rio de Janeiro.São quatro o número de jogadores.

Enduro: a palavra enduro é uma abreviação de endurance, que em inglês é sinónimo de resistência. O enduro equestre de competição é uma modalidade desportiva originária do turismo equestre, onde cavalo e cavaleiro devem percorrer uma trilha com obstáculos naturais, demarcada em um tempo pré-determinado, ou em velocidade livre. Vence a prova o cavalo que chegar ao final com o menor tempo, ou tempo mais próximo do ideal, dependendo do tipo de regulamento utilizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário